
VII SERNEGRA:
​
descolonizar o feminismo
De 18 a 21 de novembro de 2018
IFB - Campus Brasília (SGAN 610, L2 Norte - Brasília/DF)

A Orquestra Nzinga de Berimbaus tem por objetivo cultivar e divulgar o berimbau, sua origem africana, sua ligação com as manifestações do povo negro no Brasil e suas possibilidades de execução, a partir de toques que se fizeram tradicionais por seu uso dentro do ritual da capoeira e do samba de roda.
Criada em 1999 pelo Grupo Nzinga de Capoeira Angola, a Orquestra surgiu da necessidade de transformar em espetáculo um trabalho ligado ao cultivo do universo musical da capoeira. Nos ensaios, estimula-se apesquisa individual dos componentes, levando-os a desenvolver uma linguagem própria e um jeito particular de entender e se expressar através do berimbau.
Hoje símbolo da Capoeira, o arco musical de origem africana, trazido ao Brasil pelas populações banto da África Centro Ocidental, ganhou espaço inicialmente em cultos religiosos. A Orquestra Nzinga de Berimbaus presta uma homenagem a esse instrumento tão significativo na história de nosso país e propõe a reflexão de cada um sobre sua postura diante da herança africana, da sociedade brasileira e dos conflitos da vida cotidiana.

