
VII SERNEGRA:
descolonizar o feminismo
De 18 a 21 de novembro de 2018
IFB - Campus Brasília (SGAN 610, L2 Norte - Brasília/DF)
IV SERNEGRA - Edição 2015
A III Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça do Campus Brasília IFB

II SERNEGRA - Edição 2013
I SERNEGRA - Edição 2012
Em 2012, a edição piloto do SERNEGRA atingiu um público aproximado de 300 pessoas que se distribuíram entre duas oficinas de dança (Dança Negra Contemporânea e Dança Africana da Guiné); uma apresentação de dança na abertura do evento; duas palestras ministradas por convidados externos (Ângela Nascimento – Secretária de Políticas de Ações Afirmativas da SEPPIR, Bruna Jaquetto, mestranda na Universidade de Brasília; Creomar de Souza, Professor da Universidade Católica de Brasília e Nelson Inocêncio, Coordenador do Núcleo de estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília) e um almoço afrobrasileiro organizado pelos estudantes do 2º Módulo do Curso Técnico em Eventos do Campus Brasília/DF.



com Júlio César

Em 2013, a programação contou com um simpósio acadêmico com doze Seções Temáticas com mais de 100 propostas de comunicação enviadas, além de palestras com artistas, pesquisadores e pessoas públicas com renome internacional (Joel Zito Araújo, Jocélio Teles dos Santos - UFBA, Ângela Nascimento – SEPPIR, Rosane Borges - CNIRC-Fundação Palmares, Breitner Tavares – UnB, Carmen Luz - Cia Étnica de Dança, Grupo Embaraça). Tivemos um público médio de oitocentas pessoas, vindos dos mais diferentes locais do país (RJ, SP, MS, AL, BA e outros), entre inscritos no evento, participantes e visitantes em uma atividade ou outra, como a abertura oficial que aconteceu no Cine Brasília, com a exibição do filme Raça. Alcançamos nosso objetivo de promover a discussão e a reflexão juntamente com a construção de uma vivência prazerosa e plena de experiências e experimentações de artes. Segue abaixo, em texto, a programação ainda sujeita a alterações, que também está anexada ao formulário de proposta de extensão constante nesse processo.
III SERNEGRA - Edição 2014
A III Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça do Campus Brasília IFB tem como proposta aprofundar as discussões e disseminar a cultura negra sobre um olhar de gênero e classe. Para tanto, há uma clara intenção de expandir os horizontes de alcance das reflexões tornadas possíveis por um espaço-tempo de pausa, de retiro da vida cotidiana para dedicação à troca de conhecimentos, em suas diversas formas não excludentes, sobre questões relativas à exclusão estrutural vivenciada por cada um/a de nós cotidianamente, sem que muitos/as de nós consigam despertar para a realidade dessa nossa perversidade estrutural.
Dentro dessa proposta, o evento tem como eixo central o Simpósio SERNEGRA, de cunho acadêmico e marcadamente interdisciplinar para troca de reflexões e conhecimentos produzidos, sobretudo, mas não exclusivamente, nas universidades e instituições de pesquisa sobre questões de raça, gênero e classe.
Além do Simpósio, o SERNEGRA é composto por apresentações culturais e oficinas em que têm como intuito provocar a experimentação de como grupos excluídos re-existem por meio de manifestações culturais prenhes de significados de luta: mesas redondas, palestras, apresentações cinematográficas seguidas de debates, um almoço de confraternização; por estandes de exposição que serão ocupados por grupos e instituições dedicadas ao combate à discriminação de gênero e raça.
V SERNEGRA - Edição 2016
O site da V Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça do Campus Brasília IFB ainda está no ar, clique aqui e confira!
VI SERNEGRA - Edição 2017
Em 2017, a Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça ser tornou itinerante e foi realizada pela primeira vez fora de Brasília. O Campus Gaspar do IFSC recebeu a VI edição do SERNEGRA, o que aconteceu por lá ainda pode ser visto no site https://sernegraifsc.wixsite.com/ifsc